PODCAST

EXPERIÊNCIAS DE AUTONOMIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: HISTÓRIAS DE VIDA

Este podcast é produto do estágio de licenciatura em processos educacionais do curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala, desenvolvido em 2022. Orientação pela prof. Ms. Gabriela Kunz Silveira, as estagiárias Cecília de Borba, Eduarda Borges Garcez, Maria Elizabeth Garcia Antunes, Natália Rosa Gomes e Thais Helena Dumke Cani entrevistaram alguns participantes da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais, a AJIDEVI. São essas entrevistas que encontramos no decorrer dos episódios, onde esses sujeitos falaram de suas vidas e em como desenvolveram autonomia como pessoas com deficiência ao longo dos anos.  Esse podcast está dividido em 10 episódios.

Episódio 1 – Titulo Histórias de vida – a apresentação
Nesse episódio falamos sobre o campo em que o estágio de processos educacionais foi desenvolvido, a AJIDEVI, contamos a história da instituição e a criação do projeto de estágio, objetivos e as inspirações para realizar as oficinas estáticas.

Episódio 2 – Titulo Histórias de vida – Dona Marli

Marli, 74 anos. Mora sozinha, tem uma cunhada que sempre ajuda ela. Com oito anos, depois de se esforçar muito na escola, foi expulsa sem completar o primeiro ano por causa da baixa visão. Sofreu muito com isso e nunca mais voltou para a escola, criou um trauma e uma resistência. Só sabe escrever o seu nome. Trabalhou desde cedo, com 16 anos, filha mais velha, trabalhou para ajudar a criar os irmãos. Formada pela AJIDEVI depois de anos da primeira experiência terrível na escola

Episódio 3 – Titulo Histórias de vida – Seu Sandro

Sandro, 49 anos, hoje possui baixa visão devido a uma condição de saúde e mora sozinho. Conheceu o país inteiro dirigindo seu caminhão e fazendo o que amava, seus relatos nos transportam a suas vivências da juventude e a seus dias de caminhoneiro

Episódio 4 – Titulo Histórias de vida – José Ribeiro
José Pinto Ribeiro, um homem de 63 anos, teve um derrame nos olhos em 2006, quando sua visão ficou prejudicada. Conheceu a AJIDEVI por sua ex-esposa e está há quase 6 anos, gosta de todas as atividades. Ele é muito bom com datas, e se recorda de datas muito importantes para ele em seu episódio.

Episódio 5 – Titulo Histórias de vida –  Maria Noemia
Maria Noemia da Silva, 60 anos, mora com sua mãe e é mais reservada. Já nasceu com a deficiência visual, Sua atividade favorita é cozinhar.

Episódio 6 – Titulo Histórias de vida – Ronaldo

Ronaldo, 69 anos, mora com sua esposa que conheceu na AJIDEVI. Perdeu a visão por conta da diabete. Gosta muito de conversar e se diz um ótimo dançarino, fez teologia e tem muita vontade de cursar psicologia.

Episódio 7 – Titulo Histórias de vida – Morgana
Morgana, 40 anos, mora com seu marido e gosta muito se conversar. A deficiência visual veio como uma sequela do coronavírus, e com ela uma ressignificação de vida e de um de seus principais sonhos: ser mãe.

Episódio 8 – Titulo Histórias de vida – Fernando
Fernando, 31 anos, mora com a sua esposa, é pai e dono de um canal no youtube, intitulado “cozinhando as cegas”, gosta de música e tocar violão.

Episódio 9 – Titulo Histórias de vida – José Alberto
José Alberto, 70 anos. Frequenta a AJIDEVI há 10 anos, gosta muito da instituição. Trabalhava na roça quando criança, ajudando a família (serviço braçal) mas não era um serviço forçado, no período contrário ia para a escola. Trabalhou na roça até os 18 anos, depois foi para uma empresa, trabalhou 15 anos e é aposentado por invalidez. Mora sozinho, faz tudo sozinho, adora cozinhar e fazer café.

Episódio 10 – Titulo  Histórias de vida – Experiência das estagiárias

Roda de conversa das estagiárias sobre as suas experiências no campo de estágio.