A Biblioteca Central da ACE/FGG, tem como missão ser um instrumento de apoio as atividades de ensino, pesquisa e extensão do corpo discente, docente e da comunidade em geral. Em 2000, ganhou casa nova, um prédio projetado especialmente para abrigar todo o acervo com estrutura mais moderna e confortável. A Biblioteca Central reúne livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, fitas de vídeo, folhetos, CD’s e DVD´s, acervo direcionado aos cursos de nível superior da ACE, além de uma ampla coleção de obras literárias para leitura de lazer e informação.
O sistema de informatização é denominado MultiAcervo (consultas online), que abrange os principais procedimentos da Biblioteca: catalogação de livros, periódicos e multimeios; reserva, empréstimos e devolução de materiais; pesquisa e recuperação do acervo, emissão de relatórios de apoio e acesso pela Internet.

Andar térreo: acervo geral livros, TCC´s, monografias, dissertações, teses; terminais de consulta, mesas para estudo, murais informativos, balcão para empréstimos e devoluções, sala de processamento técnico e coordenação.
Segundo andar: referências, anais, periódicos, obras raras, biblioteca infantil e salas de estudo e multimídia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Biblioteca Central funciona das 07h30 às 11h30 – 15h às 21h.
Fale conosco pelo fone (47) 3026-8255 ou pelo e-mail biblioteca@fgg.edu.br.

Atenção:

– O material da biblioteca só poderá ser fotocopiado em parte, de acordo com o inciso V, do artigo 40 da Lei nº. 5.988/73.
– Por questão de higiene e prevenção contra insetos e animais roedores, não é permitido alimentar-se nas dependências da biblioteca.
– Por questão de segurança e de saúde, é proibido fumar nas dependências da Biblioteca, de acordo com Legislação Federal.
– Por questão de cultura e de respeito, não se permite a permanência de pessoas no interior da biblioteca em trajes inadequados.

Com a disponibilização do acesso online ao acervo da biblioteca o usuário poderá consultar os materiais cadastrados no sistema, fazer renovações e reservas, verificar os empréstimos já realizados, mudar e-mail e senha e acompanhar o andamento das reservas. Um serviço oferecido para facilitar o acesso a informação.

Avisos:

– A Biblioteca não se responsabiliza pelas renovações feitas pela internet.
– O não recebimento do e-mail de devolução, não isenta o usuário da multa decorrente do atraso na devolução do material.

Comutação Bibliográfica

A Comutação Bibliográfica (Comut) é um serviço oferecido pela Biblioteca Central da ACE que visa dar acesso às informações existentes nas principais bibliotecas brasileiras e internacionais, principalmente artigos de periódicos, anais de congressos e eventos, teses e dissertações.7

Como usar a comutação bibliográfica?

1. Ter a referência bibliográfica do documento
1.1. Artigos de periódicos: autor, título do artigo, título do periódico, volume, número do fascículo, ano e páginas do artigo
1.2. Teses e dissertações: autor, título, ano e nome da universidade onde foi defendida
1.3. Anais de eventos: título do evento, promotor do evento, data de realização do evento, publicador, local de publicação, ano, volume, parte, páginas, autor e título do artigo

2. Preencher o formulário de pedido

3. Pagar antecipadamente R$ 2,20 (a cada 5 páginas) ou R$ 7,00 (a cada 20 páginas, somente para a área da saúde).

* Os preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Como encontro às referências?

– Pesquisando em bases de dados especializadas on-line, cujos endereços podem ser solicitados na Biblioteca ou pelo e-mail biblioteca@fgg.edu.br .
– Solicitando pesquisa na Biblioteca, sem custo.

Em quanto tempo recebo o material?

Pesquisa: em até 03 dias.
Textos na íntegra: 15 dias a partir do pedido.

Onde solicitar o serviço de comutação bibliográfica?

BIBLIOTECA CENTRAL DA ACE
Mais informações: e-mail biblioteca@fgg.edu.br

Empréstimo Domiciliar

O empréstimo domiciliar pode ser realizado somente por pessoas vinculadas à ACE.
(Regulamento)

Aviso de Material em Atraso

Este serviço consiste em avisar o usuário através de e-mail sobre material com data de devolução vencida. Por este motivo, e a fim de agilizar o processo, solicitamos que sejam sempre atualizados os endereços de e-mail em nosso cadastro, a fim de agilizar o processo, através do e-mail biblioteca@aceadm.com.br, preenchendo no campo Assunto “atualização de e-mail na biblioteca”.

Conversão de documentos para formato PDF

O que é PDF?
PDF é a abreviatura de “Portable Document Format” ou Formato de Documento Portátil. É um formato de arquivo utilizado para transferência eletrônica de documentos entre computadores. Ele permite que você veja e imprima os documentos no formato exato em que eles foram criados, preservando, por exemplo, a diagramação, a fonte e o tamanho, independente do aplicativo que gerou o documento. Para abrir um arquivo PDF é necessário ter instalado no computador o programa Adobe Reader, que pode ser obtido gratuitamente no link abaixo.

Adobe Reader
Download

Conversão para o formato PDF
A conversão de arquivos em diferentes formatos (DOC, PPT, XLS TXT, JPG e outros) para o formato PDF pode ser feita utilizando o programa gratuito “PDF995” que pode ser obtido no link abaixo.

Conversor PDF995
Download

Instalação do programa PDF995
O processo de instalação é bastante simples. Ao término da instalação será exibida uma página com informações sobre o programa. Feche a página e pronto! Seu conversor já está instalado.

Exemplo: Convertendo um arquivo DOC para PDF
Importante: Antes de converter o arquivo para PDF você deve ter instalado o programa “Adobe Reader” em seu computador. Segue abaixo os passos para conversão.
1. Abra o arquivo no editor de texto e clique em >> Arquivo >> Imprimir.
2. Na lista de impressoras selecione a impressora de nome PDF995 e clique em OK.
3. Digite um nome para o arquivo PDF e selecione o local a ser salvo.
4. Clique em salvar e aguarde a conversão.
5 . Feche a tela aberta pelo programa PDF995 e pronto! Você acaba de converter seu documento para o formato PDF.