Representantes da ACE/FGG eleitas no Fórum de Eleição para novos membros do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (Gestão 2022/2023)

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) elegeu, na manhã desta terça-feira, dia 28/09, os novos membros não governamentais do colegiado para a gestão 2022/2023. O Fórum de Eleição aconteceu no Auditório da Faculdade Guilherme Guimbala mantida pela Associação Catarinense de Ensino, às 10 horas e se estendeu até às 11h30.

O colegiado do CMDM possui oito cadeiras governamentais e oito não governamentais, ambas com suplentes que representam a sociedade civil, atuando na promoção e defesa dos direitos da mulher, escolhidas de forma democrática durante o Fórum, por voto secreto, registrados em cédulas, abertos na presença de conselheiras não votantes, registrado em computador e projetado para que todos pudessem acompanhar todos os atos da apuração dos votos.

As cadeiras são nominadas por segmento, sendo assim distribuídas: duas cadeiras são reservadas às Entidades de Assistência Social que prestam Atendimento à Mulher, e seis cadeiras são destinadas: às Entidades de Atenção Integral à Saúde da Mulher, aos Núcleos de Estudo de Gênero das Universidades, às Associações de Classe, às Instituições de Assistência de Mulheres de Etnias e Raças, às Instituições de Atendimento à Mulher Vítima de Violência e às Entidades de Defesa de Direitos da Mulher

O objetivo do Fórum de eleição é o de escolher os representantes não governamentais para a gestão 2022/2023. Todos os participantes legitimaram sua participação através de prévia inscrição, realizadas no CMDM, conforme edital publicado no site da prefeitura do município de Joinville.

O Fórum ocorreu com tranquilidade e, após a leitura do regimento eleitoral, a presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Direito da Mulher, Dra. Lucieny Magalhães Machado Pereira, fez a abertura com palavras de boas-vindas e cumprimentos do presidente da ACE e Direção da FGG, seguindo de uma fala relevante sobre a importância da ativa participação e do legado que a gestão atual deixará, devido a tantas adaptações e inovações advindas da Pandemia COVID -19, relembrando assim o esforço de todas conselheiras e servidoras que fizeram parte da gestão 2020/2021.

Esse Fórum contou a presença do ilustre promotor de justiça da 19ª promotoria de justiça da comarca de Joinville, Dr. Hélio Sell Júnior, que falou sobre a função essencial das conselheiras e de seu importante papel na construção de políticas públicas para as mulheres. Relembrou das inúmeras mulheres expostas a violência, da pandemia COVID-19 e das respostas que as representantes do CMDM podem dar como solução à vida dessas mulheres.

Após essas palavras, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Simone do Nascimento, falou breves palavras sobre a essencialidade dessa função e o compromisso assumido pelas conselheiras atuais e as que serão eleitas. A primeira secretária da comissão eleitoral, Palova Santos Balzer fez a leitura do regimento eleitoral, a segunda secretária, Mariana Luiza Faria, entregou as cédulas e as recolheu, em urna fechada, e a presidente da comissão eleitoral passou as diretrizes da eleição, que ocorreu democraticamente, alocando as instituições inscritas em segmentos definidos por votação, resultando no saldo de uma instituição como suplente.

A Associação Catarinense de Ensino (ACE) foi eleita e alocada no segmento “Instituição de Atendimento à Mulher Vítima de Violência” e terá como representantes a conselheira titular: Dra. Sabrina Luana Pereira e a conselheira suplente: Dra. Lucieny Magalhães Machado Pereira, ambas docentes da Faculdade Guilherme Guimbala, mantida pela ACE, com projetos de extensão no Centro de Referência e Núcleo de Extensão Maria da Penha (CER-NEMAPE).

Encerrou-se o Fórum de Eleição, comunicando que todos os atos deliberados nesse Fórum de Eleição 2021 serão publicados em site oficial da Prefeitura do Município de Joinville, e ratificando a informação para que as instituições eleitas assumam o compromisso de participar com assiduidade das reuniões para fazer valer a oportunidade de ajudar no trabalho de relevância social de garantia dos direitos das mulheres de Joinville.