SEMANA ACADÊMICA DE TERAPIA OCUPACIONAL

Semana Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional – 37ª Edição. 

Tema da Semana Acadêmica: “Compartilhando experiências na Terapia Ocupacional”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Data: 20/11/2023 – Segunda-feira.

Horário: 19h às 22h.

Local: Auditório da ACE/FGG – Rua São José, 490 – Anita Garibaldi – Joinville/SC.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

PROGRAMAÇÃO

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

19h   Abertura: 

Direção Acadêmica/Gestão Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional – Dr. André Ricardo Rieper.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Palestrantes:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

19h10 – Dr. Derivan Brito da Silva (Vídeoconferência)

Tema: Terapia Ocupacional: disciplina, profissão e trabalho!

Síntese Curricular: Terapeuta Ocupacional. Doutor em Sociologia. É Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional, da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve suas atividades de ensino-pesquisa-extensão em especial no Curso de Graduação em Terapia Ocupacional (CGTO) e em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). No CGTO ministra disciplinas vinculadas à área de Fundamentos de Terapia Ocupacional, Atenção Primária à Saúde e Gerontologia. Participa do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) desde 2008, na função de tutor, atualmente é coordenador do Subprojeto Práticas Integrativas e Complementares e Abordagens Grupais do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Estuda e aplica estratégias das Metodologias Ativas no planejamento e implementação de suas atividades de ensino-pesquisa extensão, enquanto proposta metodológica. Na Pós-graduação está vinculado ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, onde é Tutor da Área Profissional de Terapia Ocupacional e de Campo Multiprofissional, e é professor convidado no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar (RIMAH). É membro dos Grupos de Pesquisa da UFPR: Terapia Ocupacional; e Sociologia da Saúde. Tem como Projeto de Pesquisa: Formação, Exercício e Regulamentação Profissional em Terapia Ocupacional. Possui experiências no Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), mais especificamente, como membro de Comissões de Conselho Municipal de Saúde e Delegado em Conferências de Saúde (municipal, estadual e nacional). Atualmente é Presidente da ABRATO (Gestão 2019-2023), Delegado da ABRATO na Confederação Latino Americana de Terapia Ocupacional (CLATO), membro da Comissão Intersetorial de Atenção a Saúde no Ciclos da Vida (CIASCV) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Membro suplente da ACTOEP (Gestão 2020-2022) e membro da Comissão de Educação do CREFITO8. Graduado em Terapia Ocupacional, pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999). Possui Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001) e Aperfeiçoamento Profissional no Conceito Neuroevolutivo Bobath (2000).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

19h45 – Dr. Clayton Assis Lopes Fontoura – Instituto Assis – CREFITO 10 nº 10.533-TO 

Tema: Abordagens de Terapia Ocupacional no Transtorno do Espectro Autista

Síntese Curricular: Graduado em Terapia Ocupacional 2006 – ACE/FGG. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Experiência docente de 16 anos, entre esses, no ensino médio e superior em Joinville/SC. Ex-docente do Curso de Terapia Ocupacional da ACE/FGG. Pós-graduado em Saúde Pública, Pós-graduado em Medicina  Oriental e Acupuntura. Pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Global do Desenvolvimento. Análise do comportamento aplicada Aba Naturalista – pelo Instituto ABC Real – Lisboa /Portugal. Possui Certificação EASI Internacional de Integração Sensorial de Ayres/CLASSI nos Estados Unidos da América. 

Em 2023 inaugurou o Instituto Assis – Clínica especializada em Transtorno do Espectro Autista – TEA onde oferece tratamento especializado.  No Assis Instituto, atualmente, dispõe de 2 (duas) Terapeutas Ocupacionais, 1(uma) Psicopedagoga e 1 (um) Médico.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

20h45 – Coffee Break.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

21h   – Dra. Vera Lúcia Mendes Lehm – CREFITO 10 nº 11.023.

Tema: Órteses para membro superior nas condições ortopédicas e neurológicas.

Síntese Curricular: Graduada em Terapia Ocupacional, 2007 – ACE/FGG. Especialista em Reabilitação Neurológica, 2007 – ACE/FGG. Especialista em Terapia da Mão. 2009 pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde, INSPIRAR, Brasil. Docente do Curso de Terapia Ocupacional na Faculdade Guilherme Guimbala. Docente do Curso. Pós Graduação em Terapia da mão pela Faculdade Finama – Belém do Pará.  Ministra Cursos Livres em Avaliação Funcional da mão e Reabilitação em nervos periféricos no Brasil e Exterior. Experiência nas Confecções de Órteses em vários materiais como: Termoplástico, EVA, PVC, Gesso sintético. Experiência em Bandagens Funcionais. Experiência em Reabilitação do Membro superior pré e pós protetização em próteses Mioelétricas/Biônicas, publicações internacionais. Proprietária da clínica Vera Lehm desde 2007.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Observação:

Horas do Núcleo de Atividades Complementares – NAC válidas para o evento (discentes): 4h.

Os alunos deverão enviar o relatório das palestras para o e-mail institucional nacto@fgg.edu.br até o dia 27/11/2023, para que as horas NAC possam ser validadas.

Haverá controle de presença no Hall de entrada do Auditório Central da ACE/FGG, os alunos deverão assinar a listagem de presença!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Evento gratuito.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀