Programação Completa do VIII Seminário de Pesquisa em Educação (VIII SEPEDUC) – 2024

Estamos orgulhosos de anunciar a programação oficial do VIII Seminário de Pesquisa em Educação (SEPEDUC) de 2024! Este evento anual é uma oportunidade valiosa para acadêmicos, pesquisadores e educadores compartilharem seus conhecimentos, ideias e práticas em torno da educação, com foco em temas contemporâneos e emergentes. Confira a programação dos dois dias de apresentações e participe conosco.

Quarta-feira – 23 de Outubro de 2024

• 19:00 – Cerimônia de Abertura
  • 19:15 – Apresentação de Trabalhos – Comunicação Oral
    Trabalhos e Autores:
    • “O próximo passo é armarem os professores”: Neoconservadorismo em Santa Catarina, policiamento escolar e redes sociais
      Autora: Maria Eduarda Pacheco Dias (FGG/ACE – Pedagogia)
    • Intervenções Montessori na alfabetização de crianças com deficiência: um estudo de caso em uma classe de Atendimento Educacional Especializado
      Autora: Míndrea Fim (Universidade La Salle – Saltillo)
    • Sou Autista, e agora?
      Autora: Graziela Faedo (Egressa FGG/ACE – Pedagogia)
    • A Educação Não Violenta nas escolas de Educação Infantil
      Autora: Ana Carolina Silva Cardoso (FGG/ACE – Pedagogia)

Quinta-feira – 24 de Outubro de 2024

• 19:00 – Curso de Capacitação para Educadores – “Neurodiversidade”
    Autores:
    • Daiane Duarte
    • Leandro Ribeiro Ferreira
    • Maria Cristina Stacheski
    • Marcia Regina de Aguiar
    • Nicole Kornaski da Silva (FGG/ACE – Psicologia)
  • Apresentação de Trabalhos – Comunicação Oral
    Trabalhos e Autores:
    • Educação Sexual como medida de enfrentamento à violência sexual infantil: uma análise de dissertações e teses brasileiras no período de 2013 a 2023
      Autora: Liandra Carolina Pereira Santos (UDESC)
    • O papel da educação antirracista na desalienação do negro: reflexões sobre o encontro com o preto velho Franz Fanon
      Autores: Rogério Cunha, Daniel Cardoso, Marcos Rohling (FGG/ACE – Psicologia)
    • A dinâmica escolar de alunos com autismo sob a lente psicanalítica familiar
      Autores: Daniele Francisco, Fabiano Furlan (FGG/ACE – Psicologia)
    • Segundo professor de turma para estudantes com Transtorno do Espectro Autista em Santa Catarina: inclusão ou segregação institucionalizada?
      Autores: Osiel José de Souza, Charles Henrique Voos (FGG/ACE – Direito)

O VIII SEPEDUC será um espaço de grande relevância para o diálogo e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. Não perca a oportunidade de participar e enriquecer seus conhecimentos!

Local do Evento: Faculdade Guilherme Guimbala (FGG), Sala F1.
Datas: 23 e 24 de Outubro de 2024.

Participe e contribua para o avanço da educação!