Psicologia Educacional e Escolar: Teoria e Prática
Psicologia Educacional e Escolar: Teoria e Prática
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PSICÓLOGOS EDUCACIONAIS E ESCOLARES
Inscrições abertas a partir do dia 10/01/22
INSCRIÇÕES
APRESENTAÇÃO
Com a Lei 13.935/2019 se concretizou a obrigatoriedade de psicólogos escolares e educacionais comporem a equipe multiprofissional das Unidades Escolares. A relação da Psicologia com a Educação se dá muito anterior a essa legislação, no entanto, desde a regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil muito tem-se debatido e construído conhecimento acerca da relação dessas duas áreas de conhecimento e atuação, de modo que o saber-fazer do psicólogo escolar e educacional adquiriu novas perspectivas do seu papel na escola comprometido com a qualidade das relações que tem como objetivo o processo de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, a formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas, entre eles, o psicólogo escolar e educacional é uma estratégia de investimento na qualidade da construção das respostas para as demandas cada vez mais desafiadoras que surgem nos contextos escolares e educacionais.
OBJETIVO
Refletir sobre as implicações teórico-práticas da atuação do psicólogo nos contextos escolares e educacionais contribuindo para uma atuação crítica de modo a potencializar a construção coletiva nos contextos educativos desenvolvendo relações producentes para qualidade do processo ensino e aprendizagem.
PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS
Tatiane Cristine da Silva – Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville – Univille na linha de pesquisa de formação docente. Especialista em Práticas Clínicas e Perspectivas Atuais e graduada em Psicologia pela Faculdade Guilherme Guimbala – FGG/ACE. Coordenadora e Professora do curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala. Experiência profissional
na área da saúde, educação, psicologia escolar e educacional, psicologia clínica e formação em Psicologia. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP).
Fabiano Furlan – Psicólogo, psicanalista, e Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville – Univille. Especialista em Psicologia Clínica: Teoria Psicanalítica. Professor do curso de psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala e coordenador do Laboratório de Psicanálise da IES.
Atuação profissional em psicologia clínica e psicologia escolar e educacional.
Luana Maris Borri
Graduada em Psicologia (Univille), licenciada em Pedagogia (IBF), pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (IBF), pós-graduada em Gestão Educacional (Univille) e mestra em Educação (Univille) na linha de pesquisa de políticas e práticas educativas, integrando o Núcleo de Pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS). Atua como psicóloga do Serviço Escola de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala – FGG/ACE, professora substituta no curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala – FGG/ACE, professora da Rede Estadual de Santa Catarina no curso de Magistério lecionando a disciplina de Psicologia da Educação e orientadora de Estágio Supervisionado de Educação Infantil e Anos Iniciais.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos que atuam na rede básica de educação; psicólogos interessados na área de educação, estudantes do último ano/semestre da graduação em Psicologia.
METODOLOGIA
A proposta de formação continuada foi construída em módulos a serem realizados a cada 15 dias no mínimo (às sextas-feiras (noite) e sábados (manhã e tarde) com carga horária entre 08 e 12 horas cada módulo dependendo da temática a ser trabalhada. Os módulos foram organizados de forma que a relação teoria e prática se articulem nas atividades desenvolvidas durante os encontros com os profissionais.
Módulo 1:
A Psicologia Escolar e Educacional no Brasil: as especificidades da atuação profissional do psicólogo na educação básica
Carga horária: 08 horas
Módulo 2:
As relações entre ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano e suas implicações com as questões de inclusão, medicalização e dificuldades de aprendizagem.
Carga- horária: 12 horas
Módulo 3:
Território e cotidiano escolar: o trabalho com a comunidade escolar Carga horária: 08 horas
Módulo 4:
Construção do Projeto Político Pedagógico na relação com os atores educacionais
Carga horária: 12 horas
Módulo 5:
Sociedade, Família e Educação: Desafios e Potencialidades para a construção de uma relação mais humanizada e acolhedora
Carga horária: 12 horas
Módulo 6:
Questões éticas e produção de documentos na atuação do psicólogo escolar e educacional.
Carga horária: 08 horas
LOCAL:
Associação Catarinense de Ensino
PREVISÃO DE INÍCIO: Cronograma anexo, no entanto, pequenas modificações podem se fazer necessárias devido a agenda de professores convidados.
Março de 2022.
VALOR POR PARTICIPANTE
R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) pelos 6 módulos.
VAGAS DISPONÍVEIS
50 vagas
CRONOGRAMA
DATA | MÓDULO |
HORAS
|
|
18 e 19/03 | Módulo 1 | 08 | |
01 e 02/04 | Módulo 2 | 12 | |
08 e 09/04 | Módulo 3 | 08 | |
13 e 14/05 | Módulo 4 | 12 | |
27 e 28/05 | Módulo 5 | 12 | |
10 e 11/06 | Módulo 6 | 08 |
Carga horária Total do Curso: 60 horas
*Concessão de certificado está condicionada a 75% de frequência nos módulos