Psicologia Educacional e Escolar: Teoria e Prática

Psicologia Educacional e Escolar: Teoria e Prática

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PSICÓLOGOS  EDUCACIONAIS E ESCOLARES 

 

Inscrições abertas a partir do dia 10/01/22

 

 

 

APRESENTAÇÃO 

Com a Lei 13.935/2019 se concretizou a obrigatoriedade de psicólogos  escolares e educacionais comporem a equipe multiprofissional das Unidades  Escolares. A relação da Psicologia com a Educação se dá muito anterior a essa  legislação, no entanto, desde a regulamentação da Psicologia como profissão  no Brasil muito tem-se debatido e construído conhecimento acerca da relação  dessas duas áreas de conhecimento e atuação, de modo que o saber-fazer do  psicólogo escolar e educacional adquiriu novas perspectivas do seu papel na  escola comprometido com a qualidade das relações que tem como objetivo o  processo de ensino e aprendizagem. 

Nesse sentido, a formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas,  entre eles, o psicólogo escolar e educacional é uma estratégia de investimento  na qualidade da construção das respostas para as demandas cada vez mais  desafiadoras que surgem nos contextos escolares e educacionais.  

 

OBJETIVO 

Refletir sobre as implicações teórico-práticas da atuação do psicólogo nos  contextos escolares e educacionais contribuindo para uma atuação crítica de  modo a potencializar a construção coletiva nos contextos educativos  desenvolvendo relações producentes para qualidade do processo ensino e  aprendizagem. 

 

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS 

Tatiane Cristine da Silva – Mestra em Educação pela Universidade da Região  de Joinville – Univille na linha de pesquisa de formação docente. Especialista em  Práticas Clínicas e Perspectivas Atuais e graduada em Psicologia pela  Faculdade Guilherme Guimbala – FGG/ACE. Coordenadora e Professora do  curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala. Experiência profissional 

na área da saúde, educação, psicologia escolar e educacional, psicologia clínica  e formação em Psicologia. Membro da diretoria da Associação Brasileira de  Ensino de Psicologia (ABEP). 

Fabiano Furlan – Psicólogo, psicanalista, e Mestre em Educação pela  Universidade da Região de Joinville – Univille. Especialista em Psicologia  Clínica: Teoria Psicanalítica. Professor do curso de psicologia da Faculdade  Guilherme Guimbala e coordenador do Laboratório de Psicanálise da IES. 

Atuação profissional em psicologia clínica e psicologia escolar e educacional.  

Luana Maris Borri 

Graduada em Psicologia (Univille), licenciada em Pedagogia (IBF), pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (IBF), pós-graduada em  Gestão Educacional (Univille) e mestra em Educação (Univille) na linha de  pesquisa de políticas e práticas educativas, integrando o Núcleo de Pesquisa em  Educação, Política e Subjetividades (NEPS). Atua como psicóloga do Serviço Escola de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala – FGG/ACE, professora  substituta no curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala – FGG/ACE,  professora da Rede Estadual de Santa Catarina no curso de Magistério  lecionando a disciplina de Psicologia da Educação e orientadora de Estágio  Supervisionado de Educação Infantil e Anos Iniciais. 

 

PÚBLICO-ALVO 

Psicólogos que atuam na rede básica de educação; psicólogos interessados na  área de educação, estudantes do último ano/semestre da graduação em  Psicologia. 

 

METODOLOGIA 

A proposta de formação continuada foi construída em módulos a serem  realizados a cada 15 dias no mínimo (às sextas-feiras (noite) e sábados (manhã  e tarde) com carga horária entre 08 e 12 horas cada módulo dependendo da  temática a ser trabalhada. Os módulos foram organizados de forma que a  relação teoria e prática se articulem nas atividades desenvolvidas durante os  encontros com os profissionais. 

 

Módulo 1:  

A Psicologia Escolar e Educacional no Brasil: as especificidades da atuação  profissional do psicólogo na educação básica  

Carga horária: 08 horas  

Módulo 2:  

As relações entre ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano e suas  implicações com as questões de inclusão, medicalização e dificuldades de  aprendizagem. 

Carga- horária: 12 horas 

Módulo 3

Território e cotidiano escolar: o trabalho com a comunidade escolar Carga horária: 08 horas 

Módulo 4:  

Construção do Projeto Político Pedagógico na relação com os atores  educacionais 

Carga horária: 12 horas 

Módulo 5

Sociedade, Família e Educação: Desafios e Potencialidades para a construção  de uma relação mais humanizada e acolhedora 

Carga horária: 12 horas 

Módulo 6

Questões éticas e produção de documentos na atuação do psicólogo escolar e  educacional. 

Carga horária: 08 horas

 

LOCAL:  

Associação Catarinense de Ensino 

 

PREVISÃO DE INÍCIO: Cronograma anexo, no entanto, pequenas modificações  podem se fazer necessárias devido a agenda de professores convidados. 

Março de 2022. 

 

VALOR POR PARTICIPANTE 

R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) pelos 6 módulos. 

 

VAGAS DISPONÍVEIS 

50 vagas

 

 

CRONOGRAMA 

DATA  MÓDULO   

HORAS

 

18 e 19/03 Módulo 1  08 
01 e 02/04  Módulo 2  12 
08 e 09/04  Módulo 3  08 
13 e 14/05  Módulo 4  12 
27 e 28/05  Módulo 5  12 
10 e 11/06  Módulo 6  08 

 

Carga horária Total do Curso: 60 horas

*Concessão de certificado está condicionada a 75% de frequência nos módulos