SEMANA ACADÊMICA PEDAGÓGICA

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

19/05/2022

OFICINA: Dinâmicas de sala de aula

OBJETIVO: Integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, desenvolver o conhecimento entre os educandos, visando uma aprendizagem significativa.

MINISTRANTE: Adenise Costa Reis

OFICINA: Relações Étnico-Raciais: promovendo uma educação antirracista

OBJETIVO: Refletir sobre o racismo estrutural no nosso país e propor estratégias para efetivar a Lei nº 11.645 em todos os níveis da educação básica.

MINISTRANTES: Amanda Ponciano e Silvio Leandro

OFICINA: Literatura e ludicidade na alfabetização em língua materna e em matemática

OBJETIVO: Perceber o uso do texto (literatura) e da ludicidade como fios condutores do processo de alfabetização em língua materna e em matemática.

MINISTRANTES: Dirlene Glasenapp e Josiane Joaquim

OFICINA: A relação entre psicomotricidade e o ensino da leitura e da escrita

OBJETIVO: Abordar aspectos teóricos e práticos do campo pedagógico, analisando e praticando os principais conceitos que reforçam a associação entre a psicomotricidade e a aquisição da leitura e da escrita.

MINISTRANTES: Adenise Costa Reis e Carina Rafaela de Aguiar

OFICINA: Oficina Colaborativa da Pedagogia e Terapia Ocupacional para inclusão em tempo pós pandemia no contexto escolar

OBJETIVO: Diferenciar o propósito educacional da educação infantil e ensino fundamental; vivenciar o trabalho colaborativo num caso real do contexto escolar; refletir o papel de cada profissional na sua área de conhecimento e na importância do trabalho colaborativo.

MINISTRANTES: Patricia Sirydakis  Macedo e Kati Cazuza

 

20/05/2022

 

OFICINA: Relações Étnico-Raciais: promovendo uma educação antirracista

OBJETIVO: Refletir sobre o racismo estrutural no nosso país e propor estratégias para efetivar a Lei nº 11.645 em todos os níveis da educação básica.

MINISTRANTE: Silvio Leandro

OFICINA: Sala de aula: um lugar mágico!

OBJETIVO: Apresentar para os acadêmicos como as aulas podem ser diferentes e atraentes para as crianças; instigar os acadêmicos a participarem e socializarem ideias; despertar os estudantes de Pedagogia a utilizarem recursos didáticos em seus planos de aula; mostrar para os alunos da graduação que simples recursos podem tornar a aula mais significativa.

MINISTRANTE: Lucas Henrique Reis Vieira

OFICINA: Desenho Acessível para Deficientes Visuais

OBJETIVO: Capacitar os participantes na confecção de desenho acessível para pessoas cegas, utilizando uma técnica simples, rápida e de custo próximo a zero.

MINISTRANTE: Osmar Pavesi

OFICINA: Práticas Bilíngues na Educação Infantil

OBJETIVO: Ampliar o repertório de práticas pedagógicas no contexto bilíngue da educação infantil.

MINISTRANTE: Amanda Ponciano