Monumenta – Chamada para Dossiê temático: Processos Educacionais

Chamada para Dossiê temático: Processos Educacionais.

Firmes na perspectiva do valor maior da Educação para formação da sociedade e de cidadãos participantes, ativos em seus contextos de vida, este coletivo convida para apresentação de artigos científicos a respeito de experiências, pesquisas, estudos e resenhas de livros e filmes que envolvam a temática dos processos educacionais. Partindo da perspectiva freireana, de que a educação é uma forma de intervenção no mundo, entendemos que os processos educacionais que promovem autonomia, se constroem em espaços que potencializem os coletivos e a crítica da realidade estabelecida, para uma “presença no mundo”, ética e humana (FREIRE, 2015, p.100)¹.
Este Dossiê pretende reunir os trabalhos desenvolvidos diretamente em contextos formais de educação, e além destes, os que acontecem em espaços de educação não formal. Como indicado por Gohn (2014) ² a educação não formal se faz nos mais diversos espaços. Ela pode ser configurada em diferentes institucionalidades, incluindo movimentos sociais e outras entidades, desde que promovam “ações coletivas produtoras de conhecimento”, “agenciadoras de saberes”, que promovam a “formação de indivíduos” para “interagir com o outro em sociedade” (GOHN, 2014, p.35,38 e 40).
Assim, neste campo de inúmeras possibilidades criadoras, considerando a necessidade do olhar crítico e a importância do trabalho interdisciplinar, este coletivo convida pesquisadoras/es, profissionais e estudantes, a produzirem artigos que possam contribuir com reflexões acerca dos processos educacionais, neste momento cultural e educacional em que nos encontramos.

A revista também aceita artigos de temática livre, bem como inscrição
para novos pareceristas (mínimo Mestrandos).

Prazo para submissão via sistema: até 7/11/2021.

Estimativa de publicação: Dezembro de 2021.

Ao menos um dos autores deve ter a titulação mínima de especialista.

A Monumenta – Revista de Estudos Interdisciplinares é uma Publicação
da Faculdade Guilherme Guimbala, de Joinville/SC, e possui ISSN eletrônico
2675-7826. Acesse: https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta

Organizadores do dossiê:

Ms. Gabriela Kunz Silveira (FGG / Univille)
Dra. Rosana Cecchini de Castro (Unisinos)
Ms. Gelson Fiorentin (Unisinos)
Ms. Michele Schefel Schneider (Unisinos)
Esp. Camila Hofmann (Preferitura Municipal de São Leopoldo)
Contato editorial: ceppe@fgg.edu.br

 

¹FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

²GOHN, Maria da Glória. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. In Investigar em Educação – II ª Série, Número 1, 2014.