LIVE – COLÓQUIO WINNICOTT

Live – Colóquio Winnicott  

‘’O Autismo sob a luz da psicanálise Winnicottiana’’

Informações

Data: 13/08/22

Horário: 10:00

Inscrições: lapsi@fgg.edu.br | Com o título da mensagem de e-mail “Inscrição Live – Colóquio”   – Período de inscrição: Até dia 13/08/2022

Geral: 

Com base no pensamento de Winnicott acerca da etiologia do autismo discute a relação do estado emocional da mãe com as falhas do ambiente associadas ao surgimento dessa patologia na criança. Será destacada a ênfase dada por esse autor ao ódio inconsciente da mãe pelo bebê, bem como à defesa materna contra esse sentimento, no estudo etiológico. Atenta para a possibilidade de esse sentimento de ódio advir do desamparo na maternidade, apontando a necessidade materna de sustentação emocional pelo seu ambiente próximo.

 

ABERTURA: Vanessa Silva de Castro Truppel Machado – Psicanalista em formação pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana; Especialista em Psicologia Clínica pela Uninter (2014); Psicóloga pela Faculdade Guilherme Guimbala (2012); Tem experiência na área de Psicologia Clínica com consultório particular com atendimento de adolescentes e adultos. 

 

PALESTRANTE: Conceição Aparecida Serralha – Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Argentina John F. Kennedy – UK – Buenos Aires (2018) e pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP) (2018); Doutora e Mestra em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007; 2002). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM (PPGP-UFTM). Psicanalista didata do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana – SBPW, filiada à International Winnicott Association – IWA .