35ª Semana Acadêmica de Psicologia

 

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto acontece a 35ª Semana Acadêmica de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala, com o tema: Desafios da Prática Profissional na Contemporaneidade. Este ano o evento será exclusivamente transmitido online, no canal do YouTube da FGG.  A inscrição é gratuita e os links para acesso estarão disponíveis na programação do evento.

 

Data: 25 a 28 de agosto

 

Prestigie!

DATA Horário Link para Acesso Atividade
25/08/2020

Terça-Feira

 

 
 
 

19h30 https://youtu.be/FdGt9nicJnU Mesa de Abertura (Coordenadora do Curso de Psicologia, Gestão da ACE, Centro Acadêmico de Psicologia)
20h https://youtu.be/FdGt9nicJnU Conferência de Abertura Desafios da Prática Profissional da Psicologia na Contemporaneidade

 

Céu Silva Cavalcanti – Psicóloga (CRP 05/57816), mestre em psicologia, doutoranda em psicologia pela UFRJ, integrante da Articulação Nacional de Psicologues Trans (ANP Trans)

DATA Horário Link para Acesso Atividade
26/08/2020

Quarta-Feira

 

PROCESSOS DE SAÚDE E PANDEMIA

 

09h https://youtu.be/_KwcJ5awYno Mesa Redonda Saúde em Tempos de Pandemia

 

Pierre Patrick Pires – Psicólogo pela Faculdade Guilherme Guimbala. Possui experiência em atendimento psicológico com adolescentes e jovens, orientação para pais e assessoria a instituições educacionais. (CRP-12/14706)

 

João Batista de Oliveira Junior – Bacharel em Educação Física, Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família, Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva.

 

Caroline Evelyn Sommerfeld – Graduação em Fisioterapia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), especialização em Desenvolvimento Infantil pela UDESC, mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UDESC e doutorado em Saúde Coletiva – área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, pela UDESC.) Docente da FGG/ACE e líder fundadora do Grupo Mulheres do Brasil/Joinville

 

Mediadora: Gabrieli Rodrigues dos Santos

15h https://youtu.be/mOLkr-uvZ8I Mesa Redonda Relações Étnicos e Raciais e Violência de Estado

 

Orlando Afonso Camutue Gunlanda – Mestre em Psicologia (UFSC). Coordenador do Curso de especialização em Psicologia Social: práticas institucionais e comunitárias na Faculdade Guilherme Guimbala (FGG). Integra o Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA/UFSC) e o Laboratório de Psicologia Social Comunitária da Faculdade Guilherme Guimbala (FGG). Psicólogo (CRP 12/18451).

 

Bruna da Costa Pereira – Integrante da Associação Nacional de Psicólogas(os)Negras e Pesquisadoras(es) Núcleo SC. Psicóloga Gestalt-Terapeuta (CRP12/15305).

 

Iclicia Viana – Mestre em Psicologia (UFSC). Membro da Rede de Articulação de Psicologia e Povos da Terra em Santa Catarina. Psicóloga Educacional no campus Araranguá da UFSC. ( CRP 12/12982)

 

Mediadora: Janyelhi Caroline de Oliveira Simões

19h30 https://youtu.be/zhjwJlW_pK8 Mesa Redonda Escuta Clínica no Contexto de Violências

 

Victor Hugo Vieira – Psicólogo clínico e Psicanalista (CRP-12/15785). Pós-graduação em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Lilian Vegini – Mestranda em Educação pela UNIVILLE. Bolsista CAPES – pesquisa Educação Especial na Província de Córdoba (Argentina) vinculada ao GETRAFOR: Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Formação Docente da UNIVILLE. Pós graduada em Práticas Clínicas pela ACE. Psicóloga formada pela ACE (CRP 12/13791).

 

Ematuir Teles de Sousa – Mestre em Psicologia (UFSC), Docente de Psicologia na ACE – Faculdade Guilherme Guimbala. Integrou a gestão do IX Plenário do CRP-SC (2016-2019). Integra a Comissão de Direitos Humanos do CFP. Especialista em Gestalt-Terapia. Psicólogo (CRP-12/12502).

 

Mediador: William Esidio

DATA Horário Link para Acesso Atividade
27/08/2020

Quinta-Feira

 

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

9h https://youtu.be/lS9EINDIPNY Mesa Redonda Medicalização no Contexto da Educação.

 

Fabiano Furlan – Mestre em Educação (Univille/2020). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Formação Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Univille. Professor do curso de Psicologia da ACE – Faculdade Guilherme Guimbala. Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Clínica: Teoria Psicanalítica da FGG.

 

Apoliana Regina Groff – Doutora em Psicologia e Professora do Departamento de Psicologia da UFSC, integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/UFSC).

 

Juliana Silva Lopes – Doutoranda em Psicologia (UFSC). Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Psicóloga escolar do Colégio de Aplicação da UFSC e integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) na mesma Universidade. (CRP-12/353).

 

Mediadora: Maria Tainá de Almeida Crispim

15h https://youtu.be/AheVmCMVl28 Mesa Redonda Psicólogas(os) que Incluem: Por uma Psicologia Anticapacitista

 

Anahi Guedes de Mello – Doutora em Antropologia Social (UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED) da UFSC; Pesquisadora associada da Anis – Instituto de Bioética; e coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia.

 

Leticia Andrade – Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina . Estudante de LIBRAS. Psicóloga pela Faculdade Guilherme Guimbala (CRP 12/16692).

 

Paula Helena Lopes – Docente do curso de Psicologia da Unisociesc (Campus Florianópolis/Continente); Doutoranda e Mestra em Psicologia (UFSC); Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED/UFSC).

 

Mediador: Alysson Luis Pereira

19h30 https://youtu.be/iyBNSmeLjDY Mesa Redonda Psicologia e inclusão escolar de estudantes com autismo.

 

Vânia Schimerski – Conselheira Estadual da REUNIDA (Rede Unificada Nacional e internacional pelos Direitos Autistas), Ativista no PUPA, Pais Unidos Pelo Autismo – Joinville SC (Antes Universo Singular). Foi atuante no GT de Educação e Saúde no COMDE como mãe de autista.

 

Ana Carolina Wolff Mota – Psicóloga especializada em autismo, atua desde 1995 com esse público. Atua na MediAção Serviços em Psicologia. Mestre em Psicologia (UFSC) e doutoranda em Psicologia (UFSC). Professora do Curso de Psicologia da Univille. Professora em Pós-Gradução. (CRP-12/03788).

 

Hudelson dos Passos – Especialista em Neuropsicologia e em Psicologia em Saúde (CFP); especialista em Neurologia (Residência Multiprofissional); Mestrando em Psicologia com ênfase em Avaliação em Saúde, Desenvolvimento e Processos Psicológicos Básicos na Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Universitário. Psicólogo (CRP-12/11994).

 

Mediadora: Biatriz Eduarda dos Santos

DATA Horário Link para Acesso Atividade
28/08/2020

Sexta-Feira

 

PSICOLOGIA E RELAÇÕES DO TRABALHO

 

9h https://youtu.be/qdx_zoc3swI Mesa Redonda Questões de gênero e mercado de trabalho

 

Bruna Sofia Morsch – Psicóloga CRP-12/16721, Mulher trans, Especialista em Psicanálise Clínica de Freud a Lacan, Escritora do romance Van Ella Citron.

 

Letícia Gonçalves – Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Integrante da Coletiva Estamira de Mulheres Psicólogas. Psicóloga (CRP-04/35590).

 

Virgínia de Menezes Portes – Sanitarista, Especialista em Gestão e Saúde, Mestre e Doutoranda em Saúde Coletiva e participante do Grupo de Pesquisa Epicenes: Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde (UFSC).

 

Mediadora: Valéria de Miranda Trindade

15h https://youtu.be/Qe_vyBtv2Dg Mesa Redonda Direitos Humanos: Desafios da avaliação psicológica

 

Dayane Suelen de Moraes – Graduada em Psicologia pela UNIVILLE, Psicóloga, atuou como assistente técnica do CRP-12, na comissão de orientação e fiscalização (COF), Atuou na criação e desenvolvimento de projetos psicoeducacionais voltados a crianças e adolescentes, Sócia-Proprietária do Mediar – Psicologia e Educação, onde também atua como psicóloga infanto-juvenil.(CRP-12/16772)

 

Juliana Lima Medeiros – Psicóloga na Polícia Civil de SC, Conselheira do CRP-12 (entre 2013 e 2018), Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Saúde Mental. (CRP-12/08651).

 

Tatiane Cristine da Silva – Mestranda em Educação, Pós graduada em Psicologia e Práticas Clínicas, Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia da FGG/ACE, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de SC (Gestão 2016-2019), Experiência em Políticas Públicas de Saúde, Psicologia Clínica e Psicologia Escolar e Formação em Psicologia. Psicóloga (CRP-12/08607).

 

Mediadora: Taís Marcílio

19h30 https://youtu.be/UvgHT8hp_mQ Mesa Redonda Me formei, e agora? Rumos da psicologia

 

Juliana Kunz Silveira – Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, Formação em Orientação Profissional e Carreira, Especialista em Avaliação Psicológica pela ACE-FGG. Graduação em Psicologia pela ACE-FGG. Professora de Psicologia na ACE-FGG, Professora de Psicologia na Unisociesc. Psicóloga (CRP-12/11138).

 

Jhonny William Candiotto Uttida – Formado em Psicologia pela Faculdade Guilherme Guimbala, participante da diretoria do Centro acadêmico de Psicologia Julio Schruber Jr. – gestão 2018/2019, Coordenador do Núcleo da ABRAPSO Joinville – gestão 2019, Bolsista de iniciação científica pelo programa UNIEDU nos anos de 2017 à 2019). Psicólogo CRP-08/31671).

 

Milena Regina da Silva – Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família, Mestranda em Saúde Coletiva, Docente e Coord. Serviço de Psicologia FGG. Psicóloga (CRP-12/14711).

 

Mediador: Nauany Cataneo Ortiz