HISTÓRICO

guimbala

Quem foi Guilherme Guimbala?

Professor Guilherme Guimbala, natural do município de Rio Grande, nascido em 26 de janeiro de 1927, foi um homem que dedicou sua vida à causa educacional. Seu currículo, repleto de conquistas acadêmicas, fez dele um visionário na área educacional de Joinville. Fundador da Associação Catarinense de Ensino – ACE, foi também membro efetivo de inúmeras associações científicas e culturais, recebeu títulos honorários, além de emérito empreendedor na área de ensino.

A formação de Guilherme Guimbala inclui, o curso superior de Filosofia Pura e Letras Neolatinas (PUC-PR), bacharel em Direito (Faculdade de Direito de Curitiba), em Teologia (Universidade Gregoriana de Roma) e pós-graduação latu sensu em nível de especialização e stricto sensu nas áreas de letras, comunicação e expressão, psicologia aplicada, direito e educação. Na vida profissional, atuou como professor universitário em diversas áreas do Direito e da Educação, tendo lecionado em faculdades de Curitiba, Paranaguá, Itajaí e Joinville, além da Universidade Católica do Paraná.

O professor participou também de dezenas de comissões verificadoras para autorização e/ou reconhecimento de cursos superiores de diversas instituições, por indicação do Ministério da Educação e Cultura. Publicou mais 30 trabalhos nas áreas de filosofia, direito e educação, entre livros, monografias e artigos. Guilherme, chegou em Joinville no início dos anos 60, junto com outros professores em busca de novos horizontes profissionais. Guilherme Guimbala, veio, viu e venceu e esteva a frente da ACE/FGG até 2002, ano do seu falecimento, aos 76 anos. A partir daí, assume então, o professor Petrônio Guimbala, ficando sob o comando da instituição até 2015. Atualmente a ACE/FGG tem na sua Direção Geral, Guilherme Guimbala Netto.

Nasce a ACE

Em 3 de março de 1969 nasce a Associação Catarinense de Ensino (ACE), sob o lema “Disce Docendo Adhuc” (Aprende Enquanto Ensina). Seu fundador, Guilherme Guimbala, dá início a uma nova era de desenvolvimento para Joinville e região. Inicialmente voltada ao ensino fundamental e supletivo, a instituição ocupa o prédio adquirido do Colégio Marista, no centro de Joinville. Mais tarde, a ACE passa a oferecer cursos de ensino médio e profissionalizantes. Até que, em 1973, acontece a implantação do primeiro curso superior, o de Pedagogia.
Hoje, com mais de 50 anos, a instituição atende ao ensino superior, com os cursos de graduação em Pedagogia, Direito, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A ACE mantém também, o Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que ministra cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento. Sua contribuição à sociedade é reconhecida e notória na cidade de Joinville, por meio da oferta de bolsas de estudo, das Clinicas Escolas e do Núcleo de Práticas Jurídicas, e de milhares de atendimentos gratuitos em prol à comunidade.

Pela Portaria MEC/SESu nº 56, DE 18/01/2008 (DOU de 21/01/2008) as unidades de ensino mantidas foram unificadas sob a
égide da FACULDADE GUILHERME GUIMBALA,
em homenagem ao seu fundador.